Publicado por: emerson | 26 agosto, 2007

M.A.M.E. : Multiple Arcade Machine Emulator


M.A.M.E. : Multiple Arcade Machine Emulator
M.A.M.E. significa: Multiple Arcade Machine Emulator

Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Quando usado em conjunto com arquivos de dados de um jogo (as ROMs), o MAME irá reproduzir, fielmente (sim… exatamente como era nos fliperamas que vc jovaga) , o jogo em um PC. O MAME pode emular mais de 3.000 jogos clássicos dos arcades dos anos 70, 80 e 90.
As imagens de ROM que o MAME utiliza são “descarregadas” de chips de ROM das placas de circuito impresso dos jogos. O MAME então se torna o “hardware” para os jogos, tomando o lugar de suas CPUs e chips de suporte originais. Portanto, esses jogos não são simulações, mas sim os verdadeiros jogos que apareceram nos arcades.
O propósito do MAME é preservar essas primeiras décadas da história dos jogos de arcade. Enquanto a tecnologia dos jogos avança, o MAME previne que esses importantes jogos “clássicos” sejam esquecidos e perdidos

Pra quem (igual a eu), jogava fliperama… vai matar a saudade!…
♦Mais sobre o mame:
http://pt.wikipedia.org/wiki/MAME
http://fliperama.uol.com.br/emuladores/arcade_mame/index.html

♦Baixar o MAME PLUS:
http://www5.emu-zone.org/host/mameplus/download.htm
(baixe sempre a última versão da lista “BINARY”)

O arquivo vem compactado no formato “7Z”… use o WINRAR pra abrir.

♦Bom… agora que você já baixou e instalou o MAME… baixe as ROMS (jogos) e salve no diretorio \ROMS (onde vc instalou o MAME).
Precisa descompactar dentro deste diretorio OK.
♦Melhor site de ROMS:
http://www.romnation.net/srv/roms/mame/ (clique na letra do jogo… e baixe)

é isso ai… este é o tópico fixo de MAME… pra quem curtir!

PARTE 2 – BIOS e ROMS
alguns jogos (ROMS) precisam da BIOS pra rodar…
resumindo… entra nesse site aqui e salva todas as bios na pasta ROMS (deixa zipada mesmo ok)

http://www.mamechannel.it/pages/bios.php

pra não ter que baixar uma por uma… baixa o pacote:
“BIOSPACK_(official).zip” e o “BIOSPACK_(unofficial).zip”

OBS: mas estes 2 pacotes vcs tem que descompactar dentro da pasta ROMS… pq dentro deles tem outros arquiovos ZIPs…

depois disso… a maioria vai funcionar…

outra coisa…
quando for baixar um jogo lá no site… http://www.romnation.net/srv/roms/mame/
tenha certeza que baixou TODAS as versões do jogo!

Por exemplo:
digamos que vc quer baixar o STREET FIGHTER 2…
vc vai na letra S… e encontra isso aqui:

Street Fighter II – The World Warrior (Japan 910214) 251 kb
Street Fighter II – The World Warrior (Japan 910306) 286 kb
Street Fighter II – The World Warrior (Japan 911210) 250 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910206) 249 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910214) 251 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910228) 275 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910318) 287 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910411) 186 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910522) 216 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 911101) 297 kb
Street Fighter II – The World Warrior (World 910214) 251 kb
Street Fighter II – The World Warrior (World 910522) 3.39 mb

percebeu??? são tamanhos diferentes e versões diferentes do mesmo jogo!!!

e agora???
bom… seguinte…
os jogos possuem varias versões e varias nacionalidades…
resumidamente… vc deve sempre baixar o que tem mais megas… (o maior)…
na duvida… baixe todas as versões do jogo pra pasta ROMS….
pq assim… quando vc abrir seu MAME… e for procurar Street Fighter 2… todas as versões da sua lista vão estar funcionando.

mas Emerson… meu PC é um lixo!

MAME mais leve…
seguinte… dependendo do jogo que vc quer emular… vc vai precisar de um pc muito bom… então vai com calma…

outra coisa… a versão do MAME que eu coloquei foi o MAME PLUS….
eu prefiro ele pq tem mais opções… só que ele é mais pesado…

Se seu pc é meio antigo… baixe a versão MAME32… mais leve ok!
aqui:
http://superdownloads.uol.com.br/download/13/mame32/

se tiver instalado o MAME PLUS… desinstale e instale o MAME32…
a interface é quase idêntica.

mas Emerson, eu não lembro o nome dos jogos que eu gostava…

dentro da pasta onde vc instalou o MAME… tem uma pasta chamada SNAP.
Nesta pasta vc deve colocar imagens do jogo que serão apresentadas quando vc estiver usando o MAME… (abra o MAME e no lado direito da tela vc verá a guia Snapshot… que mostra a foto do jogo conforme vc passa pela lista de jogos).

Bom… pra vc ter essas fotos dos jogos… baixe elas aqui:
http://www.mamechannel.it/pages/snaps.php

e descompacte dentro da pasta SNAP (lá onde vc instalou o MAME).

Configurando o MAME
seguinte…
o MAME já vem configurado pra rodar…
é instalar e usar…

mas pros loucos por configuração… segue um tutorial…
http://paginas.terra.com.br/informatica/robrls/mameconfiguracao/guiamame.htm

*use por sua conta e risco*

mas Emerson… eu baixei uma ROM e ela num roda de jeito nenhum…

vou te ensinar como eu faço…. espero que ajude.

Baixando o mame… as roms… e as bios… quase todos os jogos funcionam…
só os jogos mais pesados que precisam de arquivos extras…
(lembrando que quem baixar o pacute de BIOS deve descompactar na pasta ROMS)

bom… quando eu tento abrir um jogo… e ele não abre… sempre volta uma tela dizendo qual erro deu… mostrando qual arquivo está faltando…

Caso vc não veja esta telinha de erro… basta clicar com o direito no jogo… e mandar Auditar a Rom… que o Mame informa qual arquivo falta pra esta Rom funcionar.

enfim…
a partir do momento que vc sabe o que está faltando… vc pode procurar.

se dizer que está faltando um arquivo que tem o mesmo nome do jogo… o que provavelmente aconteceu é que vc baixou uma das versões do jogo… portanto… baixe as outras versões do mesmo jogo ok.

agora… se o relatorio disser que está faltando outros arquivos… com nomes estranhos e tal… eu faço assim… eu copio esse nome estranho (na integra) e jogo no Google…

poucos forums/sites nacionais tem respostas… a maior parte é em inglês e etc…

mas no fim das contas, talvez alguem passou pelo mesmo que vc… baixou a rom… e não conseguiu jogar…
então vc provavelmente vai encontrar relatos de pessoas pedindo ajuda… e outras pessoas deixando links pra baixar o que falta pra rodar a Rom…

Se vc não é bom de ingles…
pesquisa os nomes dos arquivos no google… e se aparecer algum resultado… abre a pagina dos resultados… e procura pelos links… lá deve ter algo pra baixar…

desculpa postar uma resposta/ajuda deste tipo …

quem me conhece sabe que eu gosto de deixar tudo explicadinho e com links…
mas… neste caso específico… não sei como fazer melhor…
o unico jeito que consigo é este que escrevi ai em cima….

Na verdade… o google é a solução de muitos problemas (kkkkkkk)… basta pesquisar…

lá tem de tudo… de bombas caseiras á bombas atômicas…
fuça que vc acha!

agora… se o bixo pegar mesmo… e vc não souber se virar…
a gente tenta ajudar…
nem que eu tenha que baixar o mesmo jogo que vc quer e descobrir como rodá=lo… e , depois… te ensinar!

mas, tenta ok!

[8)]

Responses

  1. oi

  2. oi galera querinha uma ajuda eu gosto muito de games descubri o mame mais eu nao sei como usa ja estalei deversos mame mais eu nao consigo coloca jogos ja baixei muitas vezes jogos e colei na pasta chama roms eu coloco la e vou na mame faço tudo eu aperto f5 e depois tento busca o mame carrega mais sempre ele nao recolhese o jogo e da como a pasta ta vazia coloco muitos jogos e quando carrego o mame da sempre zerado da sempre vazia os roms da sempre vazio o mame nao abre

    • fio antes de falar que nao funciona…emtenda bem.. se pra um funcionou pra todos tem que funcinar….tenta esta solucao…leia toda esta pagina. se voce nao conseguir me adiciona no msn que eu te esplico passo a passo…..voce esta cometendo erros infantis….ja quebrei a cabeça o isso tambem…..os meus erros eram ridiculos….o cara que postou esta pagina ele esta explicando perfeitamente….segue passo a passo.que da certo….mas se vc nao esta entendendo algum termo que ele diz…entra em contato comigo…………………………………………………………………………………………………………. n3x_new@yahoo.com.br…………..

  3. Oi gente preciso de ajuda.Eu baixei as bios neogeo mas ñ pega!Fica aparecendo isso:
    Erro
    neogeo : sm1.sm1 (131072 bytes) – NOT FOUND
    neogeo : sm1.sm1 (131072 bytes) – NOT FOUND
    neogeo : 000-lo.lo (65536 bytes) – NOT FOUND
    Required files are missing,the game cannot be run
    Me ajudem por favor!Eu quero jogar kof e sei q para jogar tenho q ter bios

  4. Oii gente!
    Amigos eu consiguir!!Eu baixei outra bios neogeo dai pegou!Estou tão feliz.Agora eu posso jogar Kof até eu ficar com calos no dedo XD
    Obrigada!!Arigatoo!!

  5. Olá, Emerson. Tudo bom ?
    Bom, parabéns aí pelo seu tutorial (dicas) de como instalare rodas as roms doMame/Mame 32/Mame 32 Plus.
    Minha dúvida é seguinte:
    como eu traduzo ou melhor, como faço parta traduzir as roms do mame que não estiverem em ignlês ou em português ?
    Exemplo:baixei a bios do Neo Geo pra poder rodar as roms do neo Geo no emulador
    Mame 32 Plus v0.119.
    Atéaí, tudo bem. Só que quando os personagens de King of Fighters morre (sendo nós ou o CPU), repare que as frasesditas pelos personagens estão em japonês. Copmo deixar em português (de preferência) ou mesmo em inglês ?
    Nopte que roms como Street Fighters II: The New Challengers, Final Fight ou Cadilacs and Dinossaurs (entre outros) os personagens falam em inglês. Mas em todas ou quase todas) as roms de King of Fighers (que é original do Neo Geo), neste último jogo as falas do personagem estão em japonês. Como conseguimos mudar isso ?
    Falou !!! Paranséns pelo site!!!

  6. nao cansigo rodar o star wars trilogy arcade vc pode me ajudar?

  7. ele roda sem som muito lento mas meu pc tem placa de video de 128mega e e um pentium 4 me ajuda ai vai ! valeu obrigado

  8. Nas dúvida, baixe as roms maiores, pois as roms menores podem estar incompletas.
    E, se estiverem incopmetas, terão de baixar a rom em oputro lugar, ou então baixar o arquivo da rom que faltar e adicionar junto da rom que você baixou.
    Meiuo complicvado de explicar isso: melhor é ver se a rom pega, ou se na mesma rom, há algum a de tamnanho maior.
    Se tiver uma que seja maior, baixe a que seja maior, pois estará compelta, e a menor, com certeza estará incompleta, pois estará faltando parte do arquivo necessário para rodar a rom que n]ão foi zipada pelo autor ou criador da rom.
    Então na dúvida, minha dica é: baixe sempre a rom de tamanho maior enm relação à de tamanho menor.
    Outra coisa: vejam se a rom precisa da bios do neo Geo.
    No site do rom-worldmque postei antes ele diz se precisa. Se precisar, baixeno p´róprio site, e descompatce depois.
    Tudo na pasta (ícone) de nome “roms” do emulador do Mame.
    Boa sorte!

  9. gfsdgsdgsd

  10. Boa tarde pessoal,
    ja não sei mais que eu faço: vou tentar explicar o que esta acontecendo comigo, um amigo meu gravou o mame para mim em um dvd, ja estão todos os jogos e pastas, nem tive trabalho de nada, mas ocorre um problema com minha maquina q esta quebrando minha cabeça, quando clico no jogo para abrir ele carrega até o fim mas não abre e volta para a pasta dos jogos. Fiz um teste na empresa e la abre todos os jogos normal, ja desativei o firewal, baixei os programas MEDIA PLAYER CODEC, ADOBE FLASH PLAYER, e assim mesmo não abre. Alguem pode me dar uma luz, eu ficarei grata.Beijos….

    • ou ta faltando alguma coisa ou esta algo corrompido no seu pc. testa em outros pcs se rodarem entao faz uma nova instalcao do windows. ou manda verificar aquivos e pastas do seu pc

  11. E ae rapaziada, estou com um problema:
    alguem sabe como jogar nesse emulador com o joistik do play 2 . eu tenho um adtador para conectar o controla na saída usb, mais não consigo cunfigurar o controle, quem puder me ajudar da idei flw.
    pode cre galera fiquem na fé

  12. Tem um projeto de um site (emuladortotal.blogspot.com) para colocar todos os emuladores que existem, mas ainda não chegou no arcade. Consoles, Portateis e Computadores Antigos tem quase todos.

  13. Carol, no acho que seja o caso, mas pode baixar o Java e o Schockwave Player – este último voltado especificamente para melhor preformance em jogos de forma geral.
    Jogar games direto de um CD ou DVD gravado pode não dar certo. Já gravei uma vez um jogo em CD (creio que foi em CD), mas quando fui jogar no meu PC, não pegou; meu pc travou.
    O que não quer dizer necessariamente que o mesmo jogo não pegará no seu PC; longe disso.
    Digo, um certo jogo que gravei, não pegou no CD que tinha gravado. Que fiz ? Copiei e colei o arquivo (pasta) do meu CD direto para o meu computador. Assim, joguei no meu computador (no próprio HD) ao invés de jogar no CD (ou DVD) gravado.
    Às vezes, mesmo o jogo completo gravado, e, posteriormente jogado dentro de um CD ou DVD pode fazer seu computador travar do nada.
    Fora isso, só se na hora, o jogo dizer que falta algum arquivo.
    Solução: baixe este arquivo de novo e zipe-o junto do arquivo (meio complicado de explicar isso…)
    Mas talvez o melhor seja você baixar o arquivo (a rom) do jogo de novo.
    Pode reinstalar O Mame também. Seria outra solução.
    Mas lembre-se a rom do jogo não precisa ser descompactada. Descompactada, só a BIOS do jogo; se for BIO de outro emulador, como de Neo-Geo, ou outra bio.
    Se nada disso der certo, reinstale o emulador e/ou arquivos dentro do seu PC.
    Persistindo o erro, verifique se o problema não é no seu PC por falta de espaço (HD), memória Ram, etc. Em último caso, acho que só chamando quem entende de informática mesmo.
    Deve haver bastantes fóruns específicos falando de problemas como este, mas não conheço nenhum…

  14. como eu coloco um controle no mame eu já tem no normal, no plus, e nada. com um controle de PS2, Xbox 360, de PC e nada

  15. Ae Claudinei, pra jogar com o Joypad no mame, ja tentou ir no painel de controle do windows e configurar na opção “controladores de jogo” aqui funcionou blz, o que eu uso é aquele controle de PS2 para PC com conexão USB, aqui tbm no inicio não estava…mas depois que fui na opção controladores de jogo e calibrei ele, o mame reconheceu blz, fuciona td perfeito inclusive em outros emuladores tbm…tenta lá. Falow!

  16. E aí galera?!?! Gostaria de saber se alguém sabe configurar para jogar com joystick pc usb. Já tentei mudar as coins. Até mudou o status de joystick off para joystick on, mas nada ocorreu…
    Se alguem puder ajudar!
    Obrigado

  17. Configurar para jogar comn joystick pc é complicado… Depois do antiugo Atari, MSX me Nintendo (NES) e Super Nes (Super Nintendo), se muito, nunca mais joguei via josytick.
    Eu e meu irmão chegamos a querbrar um teclado jogando jogos antigos do MSX como
    Hyper Olimpics entre outros de corrida.
    Pois a partir daí, acho que já começamos a usar o teclado do antigo MSX, que já nem temos mais há muito tempo…
    Já na década de 90 em diante pelo que me lembrol jogavatudo no PC memso. Mega Drive e outros que jogasse, jogava na casa de amigos.
    Bom, de qualquer forma, você terá de baixar qualquer rom do jogo (no mame), colocar na pasta de nome rom – isso depois de baixar e descompactar o emulador do Mame com Winzip ou Winrar. Já a rom não precisa descompactará; apenas baixar e salvar na pasta ([ícone ou diretório) que tem o nome “rom”; é lá que as roms de cada jogo deste emulador será salvo.
    Para mudar as configurações, você procura no emualdor o nome da rom que você baixou na opção All games do emulador Mame.
    Exemplo: baixe o emulador Mame, descompacte.
    Salve uma rom à sua escolha. Se baixar por exemplo a rom do jogo Riot City, baixe a rom que será de nome riot. Logo que entrar na rom deste jogo (Riot City ou riot), você antes de começar o jogo, muda as configurações usando a tecla Shift do seu computador. Tem que ter paciência; não é simples, e nem sei dizer se ainda é possível o uso de josytics para rodar jogos pro este (ou mesmo outros) emuladores, mas creio que não…
    De qualquer forma, a configuração é feita na tecla Shift logo que você entra na rom do jogo; neg[ócio meiochato, mas só assim para mudar as confiugurações deste tipo no Mame.
    Mude portanto as configurações do Mame na tecla Shift logo que entrar na rom de qualquer jogo do Mame. E vai tentando mudar as configurações por aí. Boa sorte !

  18. Olá!! Instalei o MAME, coloquei as BIOS na pasta ROMS + não abre alguns jogo comoMortal Kombat Rtype e outros que gosto !! tenho que configurar alguma coisa pelo bloco de notas !? Valeu!!

  19. MUITO BOM GOSTEI TIROU MUITAS DUVIDAS MINHAS; CONTINUEM ASSIM VALE APENA ALGUNS MOMENTOS DE NOSTALGIA!!!!

  20. mas , e preciso das imagens .. como esse snap ai asimma? o so as bios eos rons

  21. Teste

  22. Aew pessoal, o meu ta dando o mesmo erro do vanderlei, eo baxo o rom, as bios, e oq mais ele precisá e o mame não reconheçe os jogos, da sempre como vazio (ja tentei colar os roms em todas as pastas e nada) ajuda eu povo por favor! Valew!!

    • mano vai em opiçoes cola em roms e ja era blz um abraço

  23. nao me lembro o nome do jogo creio que saiu na epoca do blod bros 1990 ou na epoca do sunset riders ( o game era jogado da seguinte maneira vc esta controlando um minotauro o mesmo travava lutas o modo de jogar mexia se muito rapido as alavanca e usava o aperto de botoes

  24. informaçao do seu site e muito interessante obrigado

  25. Não dá… Queria ajudar o pessioal aqui , mas está difícil.
    Não sei quantas linhas (pois depois de tantas linhas escritas, a mensagem é descartada) a pessoa pode escrever neste blog e acho que é proibido colocar links aqui. Ia colocar outros links falando de como usar Joystick no Mame, mas já desisti…
    Quando escrevi “Teste” numa das mesnagens anteriores, foi para ver se conseguia enviar mensagens sem problema sem haver problemas na hora em que enviamos: mensagem tais como “discarded” (descartado, acho).
    Pois quando escrevemos muito, ou quando respondemos duas vezes seguidas, o último post escrito é descartado pelo blog.
    E, quando colocamos links nas mensagens, também.
    Coloquei colocar links aqui de outros sites, mas acho que é proibido colocar links de sites/blogs na mensagem deste blog. Os links até ficaram na menssagem alguns dias aqui, mas depois que entrei , vi que foram nas retirados duas vezes; a mais recente (hoje) que coloquei também foi apagada
    Assim realmente fica muito difícil de ajudar; bom pelo menos tentei.
    Ia até dizer para Leonardo falar mais do jogo, pois aí, colocaria os links.
    Se achar, direi apenas o nome do jogo mesmo.
    Pois postar links aqui para serem apagados; isso fora o tempo que a gente perde, pois isso é apenas um hobby mesmo.
    Então pessoal, me desculpem aí, mas ajudar ficou difícil. Postar pra depois apagarem, realmente é desanimador para mim…
    Minhas dicas: usem o Google, procurem em sites, fóruns e blogs feito este, além do Orkut, etc. Fora isso, realmente fica difícil, poios é poribiodop postar links e tutoriais não caberiam aqui por serem grandes. Masé vasculhar a net e achar as respostas; é isso.

  26. Peço desculpas. a todos aqui. Não vi que os links estão aqui. Peço desculpas. Sabe dizer mais coisas sobre este jogo, Leonardo ?
    Se achar, posto aqui.
    Falou !

    • um jogo de luta mais não me lembro o nome
      eu jogava no fliperama o q eu lembro e o seguinte
      eu jogava com uma bruxa q trocando de roupa trocava a magia dela tinha 3 cores
      e tbm tinha um gordo com corrente e uma bola de aço grande e a tela de abertura tinha uns rainho
      achu q no nome tinha magic alguma coisa do tipo agradeço desde ja

  27. Aí pessoal qual a melhor versao do MAME??baxei a plus mas nao acho a pasta de roms…o que faço..

  28. Então , velho … você me vende tudo completo em dvd , num to querendo baixar não é muito grande essa bagaça e tipo …. to afim de curtir os jogos de boa…. sem ter que ficar baixando … e testando ¬¬”

    envia seu email ae.. ae gente ve por la.. ae compro tudo de vc em dvd .. grato té+ Jr.

  29. E aí emerson blz? será que vc pode me ajudar a baixar o super street fighter 2 turbo? já tentei baixar de todas as maneiras e todas as versões mais ainda não consigo jogar no mame 32… queserá que tpa havendo? valeu…

  30. Não sei se vai ajudar muinto mas vamos lá:

    para mudar a lingua do jogo?
    – a qualquer que o jogo estiver funcionando aperte
    F2 (que é setup) e ai só procurar estra opção

    qdo não roda o jogo?
    atente qto a bios se é compatível com a versão do mame

    para criar snap shot(foto do jogo)?
    – na guia opçoes a uma chamada diretório
    nela coloque a pasta snapshot = captura de imagem. Ai so parete F12 a qualquer hora do jogo

    – como configuro os controles?
    – dentro do jogo aperte TAB então entre em INPUT GERAL ai vai configurando como queira

    OBS: para saber qual jogo está rodando no mame cv deve dentro da guia olhar do lado esquerdo, que verá varias pasta que separam os jogos lá selecione Avaliable que ele filtra

    Putz fiz com preguiça mas como eu apanhei para aprender não custa ajudar
    não deixe de jogar
    Cadilac and Dinosaurs
    JujuToki
    Rygar
    Elevator action
    Rally X

  31. Emerson veja se pode me ajudar, eu joguei muito fliper nas decadas de 80 e 90.
    tem um jogo chamado TH strikes back, jogão que deixa muito atuais no chinelo,

    o que acontece é que o jogo entra e aparece a mensagem co processor bad.

    o defeito é da rom ou meu cpu é fraco para rodá-lo

    outra, tem jeito de jogar jogos do mame on line???

    Obrigado desde já, espero que possa me ajudar

  32. e ai galera blz???
    por favor se alguem souber onde eu consigo baixar o grande classico dos arcade street fighter 2 aquele q solta 2 haduken e teleporta manda um email pra mim!!!
    valeu abraços…

  33. oi pessoal boa tarde,
    gostaria de uma ajuda no que tange a instalação do MAME.
    não sei como instalar o mesmo nem onde devo mais sei qe passei minha infância toda no fliper do china passando a gilete no fio pra poder jogar de graça.

    peço a ajuda de vocês pra poder instalar o mesmo em minha maquina.

  34. Cara, boa noite, olha só, espéro q possa mi ajudar:
    tenho o mame 32 com varios jogos tudo certinho pá, sempre rodo q é uma beleza, mas agóra ele simplesmente parou de funcionar…,ja aparece de uma vez q o windows encontrou um problema em tal e precisa ser fechado,
    As vezes abre, carrega um jogo e quando vai rola aparece uma par de erros, como si tivesse faltando algo sabe…
    então si podér mi ajudar eu agradeço tá…
    abração

  35. Bom, lembro realmente de ter colocado links aqui de ajuda, mas infelizmente foram retirados daqui de modo que fica difícil colocar novos links aqui; aliás nem sei mais quais eram,mmas sei que eram realtivos ao Mame; uma pena…
    Bom, o que posso dizer é pra baixarem pelo Google se quiserem baixar as roms uma por uma; há vários sites de roms. No Google, é só colocar por exemplo: download “mame roms” ou download “mame32 roms” (pode escrever se aspas se achar melhor). Ou, se quiserem baixar todas as roms de uma vez, terão de baixar pelo Emule ou via torrents (Ares ou Bitcomet ou Bittorrent ou Azureus, etc).
    Neste caso, prefiro baixar pelo Bitcomet; baixei pelo Bitcomet, pois lá é mais fácil acvhar todas as roms do Mame de uma vez (18,6GB). Tamanho do emualdor + roms e imagens totalizam exatos 18,6GB ou seja, 18.600 Megabytes. Depois de baixar, é só configurar o controle usando a tecla “TAB” do computador e aí, vai quebrando cabeça para configurar os controles. Não ´[e fa´cil, mas tentando se consegue;eu configurei colocando as setas direcionais do teclado:
    Up = coloquei Num Lock 8; Down = Num Lock 2; Left = Num Lock 4 e Right = Num Lock 6.
    Mas há outrpos comandos que devem ser desativados no jogo, senão, o jogo fica rápido, e você não consegue jogar. Mas é isso: antes de começar o jogo ou mesmo se coeçart, é clicar em Tab” em algum menu como opções, ou controlers e vai configurando os palyers de acordo com os comandos que você quer colocar.
    Se for pelo Joystick, não sei dizer, mas há sites poraí que ensimam.
    Resolvio renomear a pasta “artworks” que serve apenas de propaganda dos jogos, fazendo com a tela não fique maximizada (tela cheia)., Ou seja, a pasta “artwork” que vem junto do e,mulador mais as roms, esta pasta (artwork) não achei necessária, embor não tenha excluido esta pasta; apenas renomeeei a mesma.
    OBS>: se o problema realmente for no Windows tente usar algum antivírus ou limpador de regitsro pra ver se resolve. Mas, se continuar tendo problemas, reinstale o Windows, mas sem formatar. É possível fazeruma nova instalação sem necessariamente formatar seu computador, desde que você tenha livres no seu hd cerca de 2,5 GB (2500 Megabytes ou um pouco menos). Aí, voxcê consegur fazer uma nova instalação sem formatar seu pc.; ASí, você só perderá os arquivos do seu desktop0 (área de trabalho) 0- isso se não fizer backup – além de arqyuivpos que ficam em Windows System e Windows System32. Ou seja, se você reinstalar seu pc sem foramtar (desde que tenha livre cerca de 2,5 GB ou 2500 Megabytes livres no seu hd = espaço físico), você sóperderá os arquivos do seu desktop (área de trabalho) e os do sistema operacional (que você consegue reinstalar depois se tiver os cds do sistema operacional), além da Internet (se sua rede for offboard, aí, terá de reconfigurtar a sua rede depois) mas fora isso, seus arquivos continuarão existir noseu pc caso não formate.Como sempre, fazer backup de arquivos importantes pode livrar a pessoa de problemas mais adiantes. É isso.
    Acho mais fácil baixar pelo Bitcomet, mas se forwem baixar as roms compeltas, aí, são exatos 18,6GB, ou seja, precisarão de 18600 Megabytes – isso tudo zipado; com cerca de 34 GB (ou seja, 34000 MB), você conseguirá jogar todas as roms; 34GB pois quando você extaria as roms + emualdor, aí, o esapaço real aumenta de 18,6 para mais ou menos 34GB. É isso.

    Boa sorte a todos.

  36. Obs: o Windows a que me referi era o Windpows XP.

  37. kkkkkkkkkkk
    e dificin mas quem coloca um pouco de vontade nas coisas consegue eu tentei umas vez e desisti..mas minha vontade veio mas forte e consegui to jogando the king of fighters :D muito bom

  38. boa tarde , eu baixei o MAME plus e nao consigo jogar , eu nao estou encontrando nem a pasta de roms , por favor me ajude .
    obrigado

  39. Qual versão do Mame você baixou, Marcílio ? Veja se consegue entrar no executável. Normalmente, quando você descompacta o arquivo, aparece o executável do Mame, além de várias outras pastas (pastas ou folders ou ícones do Windows) do Windows. Veja se tem a pasta (folder ou ícone do Windows) com o nome “roms”. Nesta pasta do Windows é que é a pasta de jogos (roms) do Mame. Mas, tem que já ter a pasta do jogo zipada lá.
    Exemplo: para jogar o jogo, digo, a rom do jogo Elevator Action, a rom de Elevator Action de nome “elevator.zip” tem que estar na pasta roms.
    Para jogar Final Fight, a rom zipada “ffight.zip” tem que estar lá zipada na pasta roms. E assim por diante. ***Não precisa descompactar cada rom zipada do jogo, vale lembrar. Quanto a erro do jogo na hora de executar, pode ser arquivo faltando; aí, só baixando novamente, ou baixando por outros sites, fóruns, etc.
    Lembrando que a rom completa do Mame (que eu conheço) tem cerca de 18,6GB, ou seja, 18.600 Megabytes. Como está tudo num só arquivo .zip, aí, quando a pessoa descompacta para poder entra no execut[avel, aí vira quase o dobtro; ou seja, cerca de 37.200 Megabytes mais ou menos. Mas isso, só se a pessoa baixar via torrents, que estará tudo num único arquivo .zip deste tamanho. Baixando normalmente, aí não será tudo isso, pois aí, depende daquantidade e amanho das roms dos jogos que a pessoa coloque (zipado mesmo) na rom do Mame.
    Veja também onde voce instalou. Exemplo se instalou no seu computador em C:\Mame, você deverá em C:\Mame\(Nome da Pasta do Mame – que pode por exemplo Mame Plus). Seb for o caso, veja se há arquivos em
    C:\Mame\Nome da Pasta do Windows. Se instalou em C:\Arquivos de Programas\Mame; veja se há arquivos em
    C:\Arquivos de Programas\Mame\Nome da Pasta do Windows
    É assim que funciona. E a rom de cada jogo você procura dentro do Nome da Pasta do Windows a pasta de nome “roms”. Dentro da pasta existente “roms”, você coloca a rom zipada do jogo; e aí, é só entrar no executável do Mame e jogar. Mas, fora isso é saber configurar o jogo, conforme explicado mais acima.
    Veja agora se dará certo.
    Boa sorte !

  40. Gostaria de saber porque os jogos de neogeo não aparecem na lista de jogos avaliáveis, sendo que tenho todas as bios necessárias, mesmo apertando F5 eles não aparecem, mas quando vou ne todos os jogos e clico nas roms que abaixei, no caso os de neo geo ai elas rodam, mas elas não aparecem na lista de jogos avaliáveis.
    Quem souber, responda por favor, serei muito grato….

  41. Cara tava querendo acha um jogo de luta mais não me lembro o nome
    eu jogava no fliperama o q eu lembro e o seguinte
    eu jogava com uma bruxa q trocando de roupa trocava a magia dela tinha 3 cores
    e tbm tinha um gordo com corrente e uma bola de aço grande e a tela de abertura tinha uns rainho
    achu q no nome tinha magic alguma coisa do tipo agradeço desde ja

  42. Na versão do Mame – a mais completa tem 18,6GB (ou seja, tem 18.600 Megabytes) de nome “MAME Plus + 6000 Roms + Extras Deluxe” – que deve ter jogos completos de fliperamas desde Pacman até jogos bem mais meados de 2007 se não me engano – tem toda a lista de jogos.
    Vale lembrar que 1 Gigabyte (ou 1GB) = 1000 Megabytes (ou 1000 MB).
    Se baixarem por torrents ou pelo Emule (tem que ter espaço, pois 18.6 Gb é muita coisa…) este emulador que vem com os jogos completos.
    No MamePlus (+ de 6000 roms), entrem na pasta “artwork”. Dentro da pasta “artwork” tem várias imagens de desenho (em png) de cada rom. Ou seja, na pasta artwpork há imagens de cada rom. estas imagens não s]ao usadas para jogar, mas tem os nomes e desenhos de cada rom que está zipada – e é que é usada justamente para tirar dúvidas de roms, quando lembramos como é jogo, mas não sabemos o nome. Na pasta “ratwork” tem cada imagem de rom zipada em “png”. Exemplo: Art of Fighting está na pasta artwork (pasta que vem dentro de “MAME Plus + 6000 Roms + Extras Deluxe”) com o nome “aof”. Descompactando a imagem zipada “aof” (que vem dentro da pasta “artwork”), você vê a imagem e o nome deste jogo.

    ****Não confundir com a rom que já vem na pasta rom – ne que não precisa descompactar para jogar. Aliás, vendo a imagem pelo próprio emulador seria uma outra forma de descobrir o nome do jogo, pois também tem o nome e as imagens de cada uma.

    Obs: não lembro o nome dos jogos, mas estas seriam opções para saber o nome das mesmas. Este jogo aí parece ser daquele bem antigo “Yiear Kung Fu 2″,m mas acho que não é este. Ou talvez Art of Fighting; mas pelo nome, também não deve ser este; realmente não sei o nome.

    ******** Os jogos do Neo Geo dificilmente pegarão no Mame; não lembro se já foi falado antes – aqui mesmo – mas, pleo que me lembro, as roms do Neo Geos precisam da “Bios”. Testem aí; se pegar, ok; senão, vejaam (ou anotem se possível) o erro que dá e proicurem em algum site de busca Google ou outro). Pois a rom do Neo Geo pode estar completa., mas por causa de uma pequena “bios”, a roim pode não pegar. Se a rom respectiva acusar este erro, por exemplo, na rom aof faltar uma bios (ou parte da rom), a mesma terá de ser compactada a rom que está zipada; seria o processo inverso de extrair a rom quando usamos Winzip ou Winrar, poister[iamos de juntar estaparte ao arquivo já zipado- isso se ela estiver incompleta. Não lembrpo direito o processo, mas se der alguma mensagem de erro em alguma rom (do Neo Geo ou do próprio mame, etc) provavelmente é por causa disto. Outra opção é baixar a rom que estiver completa (portantpo, terá de tamanho maior) em outro site ou blog. É isso.

    Espero ter ajudado.

  43. Um exemplo do que falei, vi até agora lendo uma mensagem antiga aqui com uma dúvida semelhante:

    “Oi gente preciso de ajuda.Eu baixei as bios neogeo mas ñ pega!Fica aparecendo isso:
    Erro
    neogeo : sm1.sm1 (131072 bytes) – NOT FOUND
    neogeo : sm1.sm1 (131072 bytes) – NOT FOUND
    neogeo : 000-lo.lo (65536 bytes) – NOT FOUND
    Required files are missing,the game cannot be run
    Me ajudem por favor!Eu quero jogar kof e sei q para jogar tenho q ter bios”

    Se uma rom der este erro, é porque estas partes da bios do Neo Geo :

    neogeo : sm1.sm1 (131072 bytes) – NOT FOUND
    neogeo : sm1.sm1 (131072 bytes) – NOT FOUND
    neogeo : 000-lo.lo (65536 bytes) – NOT FOUND

    estão faltando. Então na rom que der este aviso, precisará destes arquivos (bios)
    sm1.sm1 e 000-lo.lo
    Então a pessoa só conseguirá jogar esta rom (provavelmente do Neo Geo, mas pode ser de outro console que consta no mame) se juntarestes arquivos.
    Terá portanto de fazer o download dos arquivos sm1-sm1 e do 000-lo.lo e juntá-las na rom. É importante ver claro, se elas têm o mesmo tamanho que o descrioto, mas provavelmente tem, pois geralmente são mesmo pequenas.
    A pessoa tem ent]ão de ver quais os arquivos que falçatam para a rom rodar, e aí, baixar estas partas que faltam (conforme mostrado acima), baixar e depois, unir à respectiva rom zipada. Ou seja, a pessoa baixa estes arquivos que faltam pela internet e depois terá de adicionar (provelmente com o mouse mesmo já conseguirá unir) estes arquyivos à rom já zipada. Lembrando não é preciso decompacartar a rom para se rodar o jogo (rom) pelo Mame. Mas estes arquivos que faltam (que aqui foram sm1.sm1 e 000-lo.lo) devem ficar na respectiva rom – já zipada (compactada) para que o jogo pegue.

  44. ola boa noite tudo bem?gostaria que aguem me ajudase para por os jogos do mame direto no dvd pois baixei a coletania do mame de 18gb mais ai o pc ficou lento. eu emploro pala imformação e desde ja agradeço por tudo e fará uma pessoa feliz por gentileza me mando o passo a passo.

  45. Jogar direto no DVD ? Se for com todas as roms, precisará de uns 4 a 5 dvds – isso caso baixe as roms completas no tamanho que falei.
    O processo de gravação é o mesmo; grava um cd ou no caso, um dvd de dados.
    Só precissará ser isso tudo, caso grave todas as roms pvia torrents; aí, se tiver um dvd de 8 gb (que já vendem por aí no mercado, digo nas lojas de informática), você grava uma parte grande (lembrando que são cerca de 18,6GB). Creio que no m,áximo de 4 a 5 dvds de 8 GB; acho que um pouco menos – 3 a 4 dvds de 8 GB no máximo já dá para gravar tudo. Só que tem que ter pacência para gravar, pois grvar cecra ce quase 8n GB num DVD pode demorar um poucodependendo da velocidade doi computrador. Recomendaria uma velociodade mais baixa na hora de gravar, a fim de evitar errros de gravação. O processo é o mesmo de gravação de cds ou dvd, mas o que muda é o tamnho (oisso, caso a pessoa queira ter todos os jogaos do Mame, o que é muito; 18,6 Gb = 18.600 Megabytes)
    Outra opção é comprar um (ou mais dependendo do tamnho) pendrive. Aí, é só gravar e jogardireto pelo pendrive. A última opção é comprar um HD externo. ***Obs: comrpei um da Samsung, mas constantemente ele desconecta automaticamente. Não tenho sorte com HD externo; o da Samsung que comprei foi um fiasco, mas há outras marcas. Se souberem de algum bom, por favor digam aqui, poius pode ser útil. Bom, as opções que conheço pra jogar sem ser direto no pc são estas: 1 – gravar num dvd de dados; 2 – gravar num pendrive e; 3 – gravar num HD externo. A vantagem de um HD externo é que você conseguefazer um backup de vários arquivos, campo tenha problemas no sistema operacionalç., Só conheço mesmos estas formas. Mas gostaria de saber um HD externmo que fosse bom pra casos como este.

  46. olá turma , eu tenho emuladores M.A.M.E 32UI com com muitos jogos para vender
    e tenho tambem do mega diver do nintendo 64 do super nintendo e do neo geo , todos eles com bastante jogos.
    contato (77) 9106 3361 ou (77) 8118 3869
    ATT; Rogério

  47. olá turma , eu tenho emuladores M.A.M.E 32UI com com muitos jogos para vender
    e tenho tambem do mega diver do nintendo 64 do super nintendo e do neo geo , todos eles com bastante jogos.
    contato (77) 9106 3361 ou (77) 8118 3869
    ATT; Rogério

    rogerguanambi@hotmail.com

  48. MEU MAME JA ESTA RODANDO ALGUNS JOGOS.
    MAS AINDA NÃO RODA NEN UM DA NEU GEO.
    PORQUE?

  49. ola pessoal, queria uma ajuda, acho q aqui pode não ser o lugar serto + vou tentar assim msm. tava quereno encontar um jogo de fliperama, daqueles q se jogava nas maquinas grandes, rsrs. ele era de luta e muito antigo, e as unicas coisas que me lembro é que tinha uma mulher com leque e um garoto com bulmerangue e nesse jogo todos os lutadores tinham 3 golpes mortais que era acionasdo usando a alavanca 3 vezes para baixo nos 3 botos de cima e outro para baixo e o outero não me lembro. e a mulher do lequetinha um mortal q aparecia um dragão soltando fogo e o outro um grade buda q ela invocava q se o adversario ficasse no canto e defendendo o sangue dele ia todo embora o outro não lembro rsrs.. por favor me ajudem queria tanto encontrar esse jogo para eu jogar….

  50. a. e antes do chefão tinha um macaco do tamanho de um lutador e o bicho era apelão pra porra…. rsrs

  51. O meu funfa normal, e to até jogando os games do cps3 shuahsuahsu. Só não sei porqe o TEKKEN TAG TOURNAMENT não funfa, eu escolho os personagens, mas no game estoura tudo, axo q é a placa de vídeo.

  52. Roms do Neo Geo são ruins para rodar no Mame. Normalmente a Bios do Neo Geo no Mame (na parte zipada de “roms”; acho que é isso) vêm incompletasCaso você baixe via emule ou torrents ao invés de baixar por sites, aí soim este erro é mais difícil de ocorre, penso. Por torrents, sei que tem o Mame com 18.6GB (ou seja, com 18.600 MB); é maior mas vale a pena, caso tenha espaço no HD… Tem outras versões, mas esta parece que vai até 2007. São jogos de videogames antigos até 2007.
    Os jogos específicos de Nintendo e Mega Drive podem deixar a desejar a resolução, mas os de fliperama (arcade) o Mame é excelente. Baixando por torrents, aí penso que a bios do Neo Geo estará compelta.
    Mas, se baixar por sites, fatalemente estará incompleta, e você terá de descobrir qual a parte da bios que está faltando e zipár no Neo Geo zipado na pasta roms do Mame.

    Jogos nesta característica está difícil; não sei. Por estas características, só me lembro de Yiear Kung Fu I e Yiear Kung Fu II do bom e velho MSX, mas penso que não sejam estes. Com sorte, Kung Fu Master ou alguma variante.
    Fora isto, só lembro agora de Streets if Rage e Cadillacs e Dinossaurs, mas com certeza não são estes (que vêm no Mame, vale lembrar).
    Lemrei de Por Wrestling do MSX e de um jogo de luta livre baseado naquelas lutas de faz de conta da tv (não lembro o nome agora), mas nambém não devem ser estes.

  53. Adriano, olhei em post mais antigo (mais acima) onde Rachel disse que conseguiu resolver o problema da bios do Neo Geo e que coloco aí abaixo entre aspas. Ela estava com uma dúvida semelhante, mas conseguiu resolver sozinha baixando a bios do Neo Geo por outro site. Quem sabe ajude aí.

    “Oi gente preciso de ajuda.Eu baixei as bios neogeo mas ñ pega!Fica aparecendo isso:
    Erro
    neogeo : sm1.sm1 (131072 bytes) – NOT FOUND
    neogeo : sm1.sm1 (131072 bytes) – NOT FOUND
    neogeo : 000-lo.lo (65536 bytes) – NOT FOUND
    Required files are missing,the game cannot be run
    Me ajudem por favor!Eu quero jogar kof e sei q para jogar tenho q ter bios

    Por: Rachel em 24 fevereiro, 2009
    às 12:49 am

    Responder

    Oii gente!
    Amigos eu consiguir!!Eu baixei outra bios neogeo dai pegou!Estou tão feliz.Agora eu posso jogar Kof até eu ficar com calos no dedo XD
    Obrigada!!Arigatoo!!”

  54. baixei o emulador mame plus! xp no Baixaki!
    mas eu achei a pasta plugin,mas não achei nenhuma pasta de ROMS!
    o que eu faço eu tenho que criar ou colocar dentro de outra pasta?

  55. Neste caso, penso que sim. A desvantagem é que você terá de baixar as roms de que você mais goste uma a uma. E, se for baixar alguma rom do Neo Geo, esta com certeza virá incompleta (aocntece direto…); e você terá de baixar as roms do Neo Geo em sites que as roms (ou bios da rom, que é parte da integrante rom) do Neo Geo do Mame estejam completas. Acontece muito. De qualquer forma, instale de novo e entra na pasta e veja se realmente não há nenhuma pasta de nome “roms”. Ela pode estar esocndida dentro de outra pasta por aí. Mas, se não conseguir de jeito nenhum, minha dica é esta: baixe o Mame via torrents. Há várias versões do Mame, mas a versão de 18.6GB (18.600 Megabytes) tem todas as roms. Isto, claro, se você tiver espaço no seu computador e queira jogar todas (ou quase todas…) as roms (jogos).
    Se este for o caso, é só baixar via torrents (e ter um pouco de paciência at[é baixar tudo) e não terá de fazer mais nada, exceto aquela parte de configuração dos controles no Mame, mas é o de menos.
    Baixando via torrents, não precisará criar a pasta “roms”, nem baixar as mesmas, uma vez que estas já foram baixadas. É isso. *Lembrando que não é preciso descompactar as roms na mesma pasta “roms”.

  56. “”Mame Plus 0.125u1″” Olá . Por gentileza, preciso de ajuda . Tenho em meu pc ( xp) o mame acima, quando tento jogar aparece a mensagem”” MODO DE VIDEO PROPOSTO NAEO, SUPORTADO NO DISPOSITIVO\\.\DISPLAY1″” e quando clico em Ok aparece “”NÃO FOI POSSIVEL INICIALIZAR DIRECT 3D””…..Help… Já cliquei com o direito nos jogos , fui em editar mas nenhum jogo necessita., por favor me ajudem, como faço para rodar este mame??

    Abraço ao autor do blog e a todos …..

  57. Maurício, veja se sua mensagem é parecida com essa:

    “MENSAGENS AO EMULAR UMA ROM!
    Usage of emulators in conjuctions with roms you don’t own is forbidden…
    R: Quando esse tipo de mensagem aparece vc aperte as teclas “O” e “K” do seu teclado ou fique apertando a seta p/ frente que desaparecerá essa mensagem.

    E se ainda aparece a mensagem:

    Proposed video mode not supported on device \\.\DISPLAY1
    Unable to initialize Direct3D
    R: Basta vc fazer o seguinte procedimento.
    Vá em “properties”, na aba “Advanced”, desabilite a caixa do direct3d e habilite o “directdraw”. ”

    Fonte: comunidade “MAME BR” do Orkut
    Foi nessa comunidade (MAME BR) que achei esta dica aí. Veja se é a mensagem é a mesma aí e se dá certo.

  58. Reblogged this on vagnerisrael.


Deixe um comentário

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

